Parceiros do Blog
  • @ a Curta o Facebook da iPhone Store
  • @ a Promoção de Carregador veicular para iPhone e iPod
  • @ iPhone Store
  • Acessórios para iPod
  • Cupom de desconto iPhone Store
  • Greenpeace Brasil
  • WWF Brasil: ajude a cuidar das florestas
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

38 dicas para dominar o iPad 2


Desta vez vamos falar sobre dicas básicas para configurar o tablet. Para começar, saiba que muitos softwares para o para iPad não possuem telas individuais de preferências, como acontece no sistema para desktops da Apple, o Mac OS X.

Em vez disso, você terá de acessar essas opções, juntamente com todas as configurações gerais do seu iPad, a partir do ícone Ajustes, que está localizado na tela Início do tablet.
Há cerca de 15 seções no canto esquerdo da tela principal de Ajustes, além de seções adicionais para apps baixados que mantém suas configurações no local. Já o lado direito da tela exibe o conteúdo da seção que você está acessando no momento. A seguir temos um olhar sobre o que faz cada uma dessas configurações.

ipad2facetime01300

Geral – A seção Geral é o centro da área de configurações do iPad. A partir daqui você pode ajustar a data e a hora, configurar uma senha numérica, habilitar a conexão Bluetooth, e muito mais.

Modo Avião – Se você viaja bastante, o Modo Avião é uma verdadeira necessidade: ele desativa temporariamente a antena celular e o Wi-Fi, que podem interferir no sistema de navegação do avião. Isso permite que você use o iPad com segurança no voo uma vez que o piloto autorize. Felizmente, o iPad ainda permite conexões Wi-Fi neste modo, mas você terá de acionar o Wi-Fi de volta manualmente. Por isso, se você estiver em um voo que ofereça Wi-Fi, poderá navegar na web normalmente.

Wi-Fi – A listagem de Wi-Fi na coluna esquerda mostra seu status atual de conexão (Conectado, Não conectado ou o nome de uma rede). Na direita, na tela principal do Wi-Fi, o primeiro ajuste é uma chave de Liga/Desliga. Se você estiver com o Wi-Fi acionado, aparecerá uma lista de redes disponíveis embaixo da seção Escolher uma Rede.
Se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi no momento, o nome dessa rede aparecerá em azul e terá um sinal de visto. As barras ao lado de uma rede mostram a força de seu sinal, e um ícone de cadeado significa que ela exige uma senha.
Tocar na seta azul ao lado direito do nome de uma rede traz algumas informações avançadas de conexão. Para juntar-se a uma rede não listada, toque em Outra Rede e digite o nome exato de uma rede. A configuração final dessa página controla se você quer que o iPad te mostre novas conexões automaticamente.

Notificações – Uma notificação é um som, alerta pop-up ou símbolo no ícone de um aplicativo que aparece quando um app precisa te dizer algo. Por exemplo, quando você tem uma nova mensagem instantânea ou é a sua vez de jogar um game. Você pode acionar ou desabilitar as notificações em todos os aplicativos que as utilizem, ou escolher quais notificações ativar para cada app listado.

Serviços de Localização – Os serviços de localização do iPad permitem que aplicativos da Apple ou de terceiros descubram onde você está usando redes Wi-Fi. O modelo do tablet com conexão 3G também usa redes celulares e GPS para encontrar sua localização. Se você quiser barrar todos os aplicativos de conhecerem sua localização, apenas desabilite a opção Serviços de Localização (em Ajustes).

Dados Celulares – Essa tela de configurações só está disponível no modelo Wi-Fi + 3G do iPad. A primeira opção te permite ligar ou desligar suas habilidades de dados, e a segunda habilita ou desabilita o Roaming de Dados. Isso é algo muito importante se você viajar para outro país, onde as taxas de dados provavelmente serão altíssimas. E com o Roaming de Dados desabilitado, o iPad simplesmente se abstém de usar a rede de dados celulares quando estiver fora de seu território. Você pode olhar a sua conta e qualquer plano de dados ao tocar em Visualizar Conta; para adicionar uma senha ao seu chip, selecione SIM PIN.

notificacoes-rede01

Brilho e Imagem de Fundo – Por padrão, o brilho da tela do iPad se ajusta automaticamente à medida que detecta os níveis de iluminação ao seu redor. Você pode desabilitar esse recurso e ajustar manualmente o nível de brilho com a barra deslizante na seção Brilho e Imagem de Fundo (também há uma barra de controle de brilho ao lado dos controles do iPod na prateleira de multitarefa).
A outra configuração nesta seção é para Imagem de Fundo. Sua imagem de papel de parede aparece sempre que o iPad está bloqueado ou quando você está em uma tela Início. Toque nas imagens de previews uma vez para abrir suas coleções de imagens.
Você pode escolher a mesma foto para a tela de bloqueio e Início do seu iPad, ou você pode selecionar dois fundos diferentes. É possível escolher uma imagem a partir dos padrões carregados pela Apple no aparelho, das imagens que você sincronizou com o app Foto do iPad, ou a partir das fotos que você tirou com ou salvou no tablet (na opção Fotos Salvas).

Moldura – Quando você “acorda” seu iPad, verá um pequeno ícone de um girassol emoldurado no lado direito da barra de desbloqueio. Esse é o ícone de Moldura, um atalho que permite ao seu iPad atuar também como um porta-retrato digital.
Nas configurações dessa opção você pode escolher entre duas transições, o clássico Dissolver e um efeito legal de dobragem Origami, e quais das fotos você quer que o slideshow mostre: todas as suas imagens do iPad, ou determinados álbuns ou eventos.
Você também tem a opção de misturar suas fotos, e se você tiver escolhido a transição Dissolver, ter as fotos dando zoom in nos rostos detectados. Já a transição Origami emoldura as faces de modo automático. Por último, selecione quais fotos você quer que sejam mostradas no slideshow.

Sobre – A tela Sobre lista vários detalhes sobre seu aparelho como informações legais, o endereço atual da conexão Wi-Fi, a quantidade de memória disponível e o número serial. Você também pode visualizar o número de músicas, vídeos, fotos e aplicativos que possui.

Uso – Disponível apenas na versão 3G do iPad, essa seção contém a chave para ligar/desligar, a Porcentagem de Bateria (a porcentagem em si é mostrada na barra do menu) e um sumário do total de dados de rede enviados e recebidos. O botão Redefinir Estatísticas facilita o processo de zerar todos esses processos, como você deve fazer no final de um mês.

Sons – Na seção Sons, você pode usar o slider de volume para ajustar o volume, assim como habilitar ou desabilitar os alertas de som: esses são os alertas que tocam quando você recebe ou envia um e-mail, ou recebe um lembrete de calendário, por exemplo.
Quando você configura um alerta, mover a chave dele do Off para On trará um preview do som que toca para esse evento (infelizmente não é possível mudar o som). Você também pode tirar o som do teclado e do bloqueio nessa seção. Habilite a opção Mudar com Botões para controlar os sons de alerta e a campainha com os botões de volume na parte lateral do iPad.

Rede – No menu de Rede, você verá opções de VPN e Wi-Fi. Tocar na segunda trará as mesmas opções que você encontra na aba Wi-Fi do menu Ajustes. Uma rede VPN (rede virtual privada) permite que as pessoas usem uma rede privada de modo seguro. Isso é útil, por exemplo, se você está acessando a rede interna da sua empresa fora do trabalho.
Para configurar uma VPN, toque na opção Adicionar Configuração VPN. A tela de Adicionar Configuração exibe as três opções de suporte: L2TP, PPTP e IPsec. Verifique com o seu administrador de rede se você não tem certeza de qual delas usar.

Bluetooth – Quando essa configuração está acionada, o iPad torna-se localizável por meio da conexão Bluetooth e buscará por aparelhos compatíveis, como fones de ouvido e teclados wireless.

Busca do Spotlight – Quando você desliza o dedo para esquerda na primeira página da sua tela Início, você pode usar o Spotlight para buscar em todo seu aparelho por apps, mensagens, eventos de calendário e mais. Essa preferência te permite escolher quais tópicos incluir em uma busca e em qual ordem eles aparecem (por exemplo, mensagens relevantes do Mail primeiro e aplicativos em segundo).

Bloqueio Automático – Após períodos de inatividade, o iPad é bloqueado de modo que tocar sua tela não adianta nada. Para “acordá-lo”, você precisa apertar o botão Início ou o Dormir/Acordar. Na tela de Bloqueio Automático, você configura a quantidade de tempo que deve passar antes do tablet ser bloqueado. Suas opções são 1, 2, 5, 10 ou 15 minutos, ou Nunca.

Bloqueio por Código – Você pode designar um código de quatro dígitos para o seu iPad para que ninguém consiga usá-lo sem digitar uma senha. Toque nessa tela em Ajustes, Geral e depois em Ativar Código para abrir uma janla pop-up que pedirá para você definir a senha. Após fazer isso, você tem a opção de desabilitá-la, alterá-la ou configurar se o iPad exigirá uma senha imediatamente ou após um período de inatividade.

bloqueio1
Se quiser algo mais seguro do que apenas um código de quatro dígitos, desabilite a configuração Código Simples e digite qualquer senha da sua escolha, incluindo números, letras ou caracteres especiais. Você também pode usar o bloqueio por código no recurso Moldura, ou configurar o iPad para apagar automaticamente todos os seus dados após dez tentativas frustradas de digitar o código.

Bloqueio e Desbloqueio pela capa do iPad – Se você está usando uma Smart Cover do iPad 2, pode habilitar essa configuração e o iPad irá bloquear e desbloquear automaticamente quando você fechar e abrir a capa.

Restrições – Essa é a seção de controle parental do iPad: configure um código e então bloqueie o acesso dos usuários a determinados recursos. Você pode restringir opções como instalar e apagar apps, acesso ao Safari, ao YouTube, câmera, FaceTime, iTunes Store e a rede social musical Ping.
Também há controles adicionais que evitam que sejam feitas mudanças nos serviços de localização e nas contas. Na seção de Conteúdo Permitido você pode desligar a opção de realizar compras dentro dos aplicativos, escolher um sistema de classificação para o seu país e bloquear o acesso a músicas consideradas explícitas ou conteúdo de podcast. Existem classificações separadas para filmes, programas de TV e apps, que variam de acordo com cada país. A página ainda permite o controle de funções da rede online de jogos Game Center.

Usar Interruptor Lateral para – Você pode controlar a função da chave lateral do iPad, localizada no canto superior do aparelho, acima dos controles de volume. Se a opção Bloquear Rotação estiver selecionada, mude o interruptor lateral até que o ponto laranja seja exposto, e seu iPad ficará no modo de visualização paisagem ou retrato, independentemente de como estiver segurando-o.
Quando sua trava de rotação estiver acionada, um pequeno ícone de um cadeado com uma flecha ao redor aparecerá no cantor superior direito do iPad, ao lado do ícone de bateria. Se decidir usar o interruptor lateral para deixar seu aparelho mudo, selecione a opção Ativar “Mudo” para tirar o som dos alertas e ringtones das chamadas o FaceTime. Mas saiba que você ainda poderá ouvir o áudio das músicas e vídeos do aparelho.

Data e Hora – Essa tela te permite escolher entre um relógio de 12 horas ou 24 horas. Você também pode ajustar sua data e hora manualmente a partir daqui, e escolher o fuso de onde esteja.

Teclado – Aqui você pode ligar ou desligar cinco tipos diferentes de recursos de digitação: o Maiúsculas Automáticas “aperta” a tecla Shift para você no início das frases; a Correção Automática te propõe sugestões de palavras que você possa ter digitado errado; a opção Verificar Ortografia sublinha palavras não encontradas no dicionário; Ativar Fixas Maiúsculas te permite dar um toque duplo na tecla Shift para ir para o modo Caps Lock; e o Atalho “.” Deixa que você toque duas vezes na barra de espaço para inserir um ponto na frase.

Abaixo dessas opções está o menu de Teclados Internacionais, onde você pode escolher quais deles seu iPad suportará a partir de uma lista de idiomas. Se optar por mais de uma língua, uma tecla com um pequeno globo aparecerá à esquerda da sua barra de espaço quando estiver usando um app que tenha suporte para digitação, permitindo que você escolha entre todas as opções de teclado internacional que tiver selecionado.
Também há uma subopção em cada listagem de teclado internacional, para mudar o layout do software e do hardware do teclado. Com o teclado Português (Brasil), você pode mudar o layout padrão QWERTY para AZERTY ou QWERTZ, e pode ter a configuração do teclado físico configurado para Brasileiro, Francês, Alemão, EUA, EUA Internacional – PC e EUA Ampliado.

Internacional – A partir desse menu, você pode escolher o idioma que preferir para a interface do iPad. Além disso, é possível ajustar suas opções de teclado e selecionar o formato que o iPad usa para exibir hora, data e números de telefone por padrão.

Acessibilidade – Habilite ou desligue os itens VoiceOver na tela Acessibilidade; uma opção adicional em VoiceOver te permite que você receba um feedback de sistema fonético e alteração de tom enquanto digita.
Você também pode ativar o sistema de zoom, inverter toda a interface do iPad da cor branca para preto, forçar todo o áudio para o formato mono, e habilitar que o sistema fale autocorreções e as maiúsculas automáticas.
Com a tela de Acessibilidade também dá para configurar a ativação dos recursos VoiceOver, Branco Sobre Preto, Zoom ou Perguntar por meio de um toque triplo no botão Início.

Redefinir – Essa tela será útil para você se o seu iPad se comportar de maneira estranha ou se você simplesmente quiser começar do zero. A opção Redefinir Todos os Ajustes reiniciará todas as configurações do aparelho, mas não apagará nenhum arquivo de mídia.
Já Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes apaga todas as configurações, assim como dados e mídias, essencialmente limpando seu iPad. Redefinir Ajustes de Rede te levará de volta para as configurações iniciais de rede do aparelho, enquanto Redefinir Dicionário de Teclado levará o dicionário do tablet às configurações padrão.
Por último, Redefinir Layout da Tela Início moverá todos os ícones da sua tela Início para as suas posições iniciais, e Redefinir Avisos de Localização significa que os apps que querem saber sua localização física precisarão perguntar novamente antes de descobrir sua localização.

Mail, Contatos, Calendários – Como o nome indica, essa tela funciona como uma central com todas as configurações para os seus e-mails, contatos e calendários.

Contas – A partir dessa área, você pode visualizar contas existentes, adicionar novas contas, e modificar as configurações para cada conta existente. Para contas de e-mail padrão POP e IMAP, toque no nome da conta para editar as configurações padrão, como nomes de servidor, nomes de usuário e senhas.
Para adicionar uma nova conta, toque em Adicionar Conta e você verá uma tela que oferece as escolhas a seguir: Microsoft Exchange, MobileMe, Gmail, Yahoo Mail, AOL, e Outra. Escolher a última opção permite configurar contas IMAP e POP por conta própria. Também existem opções para adicionar contas de contato LDAP, contas de calendário CalDAV, e calendários assinados.

Obter Novos Dados – Aqui, você escolherá a periodicidade com que seu iPad se conecta a Internet para reunir novos e-mails e dados de contatos e calendários. A seção também permite selecionar de quanto em quanto tempo você receberá atualizações, variando de a cada 15 minutos ou a cada hora. Escolha a opção Manualmente, e só mostrará quando você quiser.

Mail – Na área do Mail você pode escolher o número de mensagens que devem ser exibidas, o quanto de cada mensagem deve aparecer no preview, e o tamanho mínimo de fonte a ser usado.
Você também pode configurar o app Mail para mostrar indicações Para e Cc, perguntar antes de apagar uma mensagem, carregar imagens remotas, organizar os e-mails por tópicos, e sempre te mandar uma cópia oculta das mensagens enviadas. Nela, também é possível alterar ou remover sua assinatura (como a padrão Enviado do meu iPad).

Contatos – Na área de Contatos, é possível controlar como os contatos são arrumados no seu aparelho e como eles são exibidos (nome ou sobrenome).

Calendários – Aqui dá para escolher ser avisado de novos convites após sincronizar os calendários, configurar a data máxima com a qual os calendários devem sincronizar (2 semanas, 1 mês, entre outras), e escolher o fuso horário que você quer que seja exibido nos itens.

safari-compasso-v300

Safari – Na tela do navegador Safari é configuradas a ferramenta de busca padrão (Google ou Yahoo), decidir se quer exibir sempre a Barra de Favoritos, acionar ou desligar um alerta de Aviso de Fraude para sites fraudulentos, habilitar ou desabilitar JavaScript, bloquear pop-ups, e ajustar suas configurações de Cookies.
Aproveite esta área para limpar o histórico, cookies e cache. Apagar a última opção, em particular, pode ajudar a resolver problemas, como travamentos e crashes constantes que você possa enfrentar com o Safari no iPad. Também há uma aba chamada Desenvolvedor que habilita o chamado Console de Depuração, que mostra janelas pop-up automaticamente para ajudar com erros em páginas da web.
Mas talvez o item mais importante nesta tela seja o Preenchimento Automático, que pode economizar seu tempo ao inserir automaticamente formulários na web com informações de contato ou nomes de usuário e senhas que já tenha digitado.

iPod – Área que reúne opções de música como Verificação de Som (o recurso que tenta fazer com que todas as faixas de áudio sejam reproduzidas praticamente com o mesmo volume), EQ e limite de volume. Você também pode habilitar a opção Letras e Informações de Podcast, que te permite receber as letras das músicas e informações sobre podcasts.
A opção Compartilhamento Familiar te permite compartilhar músicas e copiar arquivos entre o iTunes em computadores e aparelhos iOS diferentes, por meio de uma rede local. Você precisa fazer login com uma Apple ID para usar o recurso. Após fazer isso, verá as bibliotecas compartilhadas nos apps iPod e Vídeos.

Vídeos – A tela de vídeos permite escolher se quer que os vídeos sempre comecem a ser reproduzidos a partir do início ou continuar de onde tinha parado, e habilitar ou desabilitar a opção de closed-caption nos vídeos.
Se você está ligando seu iPad a uma tela/TV externa por meio de um adaptador de vídeo, pode dizer ao tablet se o monitor é widescreen, e configurar o aparelho para transmitir no padrão NTSC (EUA e partes da Ásia) ou PAL (na maior parte do mundo).

Fotos – A tela do Fotos oferece configurações que controlam o recurso de slideshow: quanto tempo cada imagem aparece na tela, se o slideshow se repete, e se você quer exibir de forma aleatória (shuffle) as suas fotografias.

FaceTime – Você precisará de uma Apple ID para usar o aplicativo de videochamada FaceTime no iPad. Faça login ou crie uma conta nova na tela de ajustes.

Notas – Escolha a sua fonte para o app Notes entre essas três opções: Noteworthy, Helvetica ou Marker Felt.

Loja – Tela de configurações onde você vai para fazer login ou logout da sua conta na iTunes Store. Se não estiver logado em nenhuma conta, receberá duas opções: acessar com uma conta existente ou criar uma nova Apple ID. Após ter feito login, pode selecionar a opção Visualizar Conta (para ver informações de pagamento e contato) ou Finalizar a Sessão.

Outros Apps – Alguns programas baixados da App Store também vão armazenar uma porção das suas configurações individuais aqui nesta seção do iPad. Eles aparecerão abaixo do cabeçalho na coluna esquerda da tela de Ajustes, listados em ordem alfabética por nome.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para adicionar um comentário.